Políticas de Criptografia
Vitória: Chile promulga Marco da Cibersegurança (ES)
“Toda pessoa tem direito a adotar medidas técnicas de segurança informática, incluindo a criptografia” é o que diz o inciso sexto do artigo 3º da Ley Marco sobre Ciberseguridad, promulgada recentemente.
Proton disponibiliza VPN gratuitamente em países com histórico de censura (EN)
Este é um ano eleitoral global: são mais de 60 países e quase 4 mil milhões de pessoas votando. Em março, a Proton VPN anunciou que fornecerá seus serviços gratuitamente durante eleições em 15 países que possuem histórico de censura e campanhas de desinformação. Em entrevista, Samuele Kaplun, Diretor de Tecnologia da Proton VPN, disse que as Redes de Provedores Virtuais, VPNs, tornaram-se uma ferramenta essencial para a liberdade de expressão, por seu uso crescente para contornar censura e vigilância.
Tuta Mail anuncia novo algoritmo para proteção à computação quântica (EN)
A provedora de serviço de e-mail Tuta, que tem dez milhões de usuários, lançou um novo algoritmo de criptografia resistente a computação quântica chamado TutaCrypt para proteger o armazenamento em nuvem e compartilhamento de informações.
Meta anuncia ferramentas para combater abuso de imagens íntimas (EN)
Meta apresentou novidades para combater abuso de imagens íntimas. Isso inclui um filtro contra nudez indesejada e formas de abuso de imagens íntimas, e dificuldades para abusadores encontrarem e se conectarem com alvos.
Open Technology Fund apresenta o Messaging Layer Security, protocolo que otimiza a segurança e privacidade de mensagens (EN)
O Open Technology Fund tem apoiado o desenvolvimento e aplicação do protocolo Messaging Layer Security (MLS), que baseia-se em protocolos existentes de mensagens seguras, melhorando a privacidade e a proteção de dados especialmente para mensagens em grupo.
No Alto Falante
Ataque de Nevada contra criptografia ponta-a-ponta é um ataque à segurança online (EN)
Um grupo de organizações da sociedade civil, especialistas e prestadores de serviços de tecnologia apresentou uma petição amigável para explicar como o pedido de proibição de criptografia ponta-a-ponta para crianças e adolescentes tornará elas e todas as pessoas mais vulneráveis on-line.
Fundação Mozilla: Whatsapp deve agir para proteger eleições (EN)
A Fundação Mozilla fez apelo urgente para que o WhatsApp implemente três mudanças simples em seu produto para retardar a disseminação de desinformação política e outros conteúdos prejudiciais em sua plataforma.
Mais uma declaração contra a emenda à Lei de Poderes Investigativos do Reino Unido (EN)
20 organizações da sociedade civil e pesquisadores emitiram uma nova declaração criticando a condução das alterações da Lei de Poderes Investigativos do Reino Unido. Elas alertam que as alterações ameaçam os direitos dos cidadãos e enfraquecem a segurança do Reino Unido.
Uma coalizão com 50 organizações da sociedade civil e 26 especialistas individuais endereçaram uma carta aberta ao Conselho da União Europeia com críticas à posição adotada pela entidade sobre o Child Sexual Abuse (CSA) Regulation. Segundo os signatários, falhas fundamentais no texto da Regulação envolvendo vigilância massiva e ameaças graves à criptografia não foram resolvidas.
Na Lupa
Teles vão perder US$ 3,1 bilhões para mensageria OTT em cinco anos, estima Juniper (PT-BR)
As operadoras móveis vão perder US$ 3,1 bilhões em receita com SMS A2P para apps de mensageria over the top (OTT), como WhatsApp, ao longo dos próximos cinco anos no mundo, segundo relatório da Juniper Research.
Democracia em risco: o perigo dos apps de mensagem (PT-BR)
Na reportagem, o jornalista Luiz Paulo Souza discute as ameaças que os apps de mensagens podem representar para as eleições deste ano. Ele destaca alguns pontos de risco: a falta de transparência dos serviços, o uso de IA para produção massiva de deep fakes e uma diminuição do esforço das plataformas em reduzir os danos dos serviços.
Caso de sentença de morte no Paquistão por mensagem no WhatsApp joga luz sobre lei de blasfêmia (EN)
Organizações da sociedade civil estão preocupadas com o uso pelo Paquistão de leis sobre blasfêmia para reprimir as redes sociais, depois que um jovem de 22 anos foi condenado à morte por causa de imagens que compartilhou no WhatsApp.
NSA teme computação quântica (EN)
A Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) teme que um avanço da computação quântica por parte de países adversários possibilite a quebra da criptografia de suas comunicações. Como resposta, os EUA estão trabalhando no desenvolvimento de algoritmos resistentes à computação quântica e na intensificação da espionagem da China.
WhatsApp está dando à Geração Z um antídoto ao TikTok (EN)
Por permitir que os usuários restrinjam seu foco, o WhatsApp é uma das empresas mais inovadoras da Fast Company na categoria de mídia social. Seria um antídoto ao TikTok?
No Microscópio
Falha em chip da Apple permite Hackers roubar chaves criptográficas (EN)
Um grupo de pesquisadores encontrou uma vulnerabilidade de segurança em chips da Apple que permitiria o roubo de chaves secretas de dispositivos, como aquelas usadas nas carteiras criptográficas armazenadas em dispositivos ou na comunicação por e-mail e armazenamento na nuvem.
Como ativistas pro e anti aborto usam apps de mensageria criptografada nos Estados Unidos pós-Roe (EN)
Em artigo, ativistas pró e contra aborto e ativistas pró-criptografia são entrevistadas sobre a importância de aplicações de mensageria criptografiada após a derrubada do julgamento que viabilizava o aborto nos Estados Unidos.
VPNs and Encryption as Boundary Objects of the Internet: (des)confiança em traduções (EN)
Como os usuários passam a confiar em VPNs? Como as pessoas entendem as tecnologias de mensagens com criptografia ponta a ponta? Este artigo visa responder a essas questões considerando VPNs e criptografia ponta a ponta como objetos de fronteira da Internet pertinentes ao estudo da (des)confiança no sistema.
ObCrypto
O Observatório da Criptografia – ou ObCrypto – é um portal de referência para o monitoramento de decisões, legislações e estudos relacionados à criptografia e seus reflexos para a garantia de direitos fundamentais e segurança da rede. Propõe-se a catalisar a observação de fenômenos políticos que gerem impactos à criptografia e, com isso, contribuir com materiais especializados que sirvam de base para a construção de conhecimento sobre o tema.