O IP.rec

O Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife é um centro independente com atuação em pesquisa científica, incidência, capacitação e comunicação focado nos impactos sociais, éticos e jurídicos do desenvolvimento tecnológico. Desde 2017 o Instituto vem atuando na elaboração de estudos científicos, análises de caso, campanhas, eventos e ações que contribuam para a construção de conhecimento e de senso crítico sobre o funcionamento das redes digitais.

O IP.rec é uma associação civil sem fins lucrativos que se insere em um ecossistema de Governança da Internet e da Tecnologia. Entende, então, que a sociedade civil organizada é um agente primário para o fomento e amadurecimento do debate político, o qual não pode se dissociar do uso ativo da Internet. Age sob valores que priorizam o debate multissetorial, considerando, pois, a influência de diversos atores – dentre os quais academia, governo e o setor empresarial – para o desenvolvimento técnico e político da rede.

  • Capacitação

  • Comunicação

  • Incidência política
    (Direitos digitais)

  • Pesquisa

História e horizontes

O Recife carrega a tradição no ensino jurídico nacional, representada pela Faculdade de Direito do Recife, uma das primeiras instituídas no Brasil, a qual acompanhou os primeiros passos do Instituto graças ao Grupo de Pesquisa DTE – Direito, Tecnologia e Efetivação da Tutela Jurisdicional. Da necessidade de expandir as atuações deste grupo de pesquisadores e da própria cidade do Recife, surgiu o IP.rec, com a urgência de garantir que as demandas da região fossem ouvidas, tornando-se voz ativa do povo nordestino e inserindo a cidade no ecossistema da Governança da Internet no Brasil.

No Recife, um dos maiores polos tecnológicos do país, o Instituto prevê um horizonte de possibilidades de ações, sempre dentro do seu escopo de atuação e comprometido com a garantia de direitos. É neste cenário que se insere o IP.rec, unindo tradição e modernidade para desenvolver atividades de pesquisa, incidência, capacitação e comunicação com o grande público.

Política anti-opressões

O IP.rec tem o compromisso de enfrentamento às opressões estruturais que afetam a sociedade brasileira. Nesse sentido, no entorno de nossas políticas institucionais está a Política anti-opressões. O texto define elementos para o entendimento de diversas modalidades de opressão (machismo, racismo, homofobia, capacitismo entre outros) e apresenta as diretrizes institucionais de atuação e os posicionamentos deste Instituto.

Nossa equipe

Antigos membros

André Ramiro

Caio Scheidegger

Clara Guimarães

Danielle Novaes

Débora Torres

El Hana Filipides

Isabel Constant

Isabela Inês

Isadora Lages

José Paulo Lima

Laís Arcanjo

Laura Pereira

Lunara Santana

Paju

Rodrigo Alexandre

Thais Aguiar