Ao longo dos últimos meses, conduzimos uma entrevista de fôlego com a Riana Pfefferkorn, Diretora Associada de Vigilância e Cibersegurança do CIS – Center for Internet and Society da Universidade de Stanford, sobre as nuances das políticas de criptografia, em especial nos Estados Unidos e no Brasil.

As articulações feitas por representações de segurança pública e setores de investigação criminal em torno de medidas que enfraqueçam a criptografia parecem se expandir ao redor do mundo. Uma série de narrativas são construídas e renovadas como forma de sensibilização política, assim como diferentes agendas de “segurança” são postas umas contra as outras, grande parte das vezes desfavorecendo o cidadão – o usuário final da rede – e os direitos fundamentais. Nesse cenário, a privacidade, a liberdade de expressão e a cibersegurança se encontram sob sério risco de sofrer retrocessos.

Para endereçar essas e outras questões em torno das política de criptografia, conversamos com a Riana Pfefferkorn, uma das vozes mais representativas e críticas a políticas de vigilância, especialmente às propostas de enfraquecimento da criptografia.

Acesse a íntegra da entrevista em português: Democracia, disputa de narrativas e conflitos de segurança nas políticas de criptografia – Entrevista com Riana Pfefferkorn.

Para a entrevista em inglês, acesse este link.

Boa leitura!

Institucional

Compartilhe

Posts relacionados