O II Seminário do Marco Civil da Internet é um evento anual, organizado pelo Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec) que tem como objeto principal a discussão de pesquisas e trabalhos sobre o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) e a abertura de debates com a coletividade, aplicando a perspectiva multissetorial, de modo a permitir a participação de academia, sociedade civil, setor privado e governo nessa relevante matéria.

Esse ano, o seminário tem como tema: “Quatro anos de Marco Civil da Internet: diagnósticos presentes e desafios futuros“.

 

 

Teremos:

+ exposições e debates sobre temas selecionados, ligados à dinâmica da governança da internet, governo, tecnologia e direito;

+ aniversário do IP.rec, com cerveja “de leve” para o pessoal descontrair;

+ ao final: música! para todo mundo bater aquele papo informal.

Palestrantes:

  • Luiz Carlos Pinto: jornalista integrante da Marco Zero Conteúdo e professor do curso de Jornalismo e do Mestrado em Indústrias Criativas, ambos da Universidade Católica de Pernambuco. Pesquisador da Cultura Digital, tem interesse por metodologias abertas de aprendizado com tecnologias da informação e comunicação e nos cruzamentos entre cultura, técnicas e política em contextos do capitalismo periférico. No evento, Lula vai falar sobre liberdade de expressão na internet.
  • Claudia Cunha: graduada em ciência da computação e mestre em computação pela University of Oxford — também graduada em Direito, é Advogada do CESAR e Professora da CESAR School, com especial interesse na área de direito e tecnologia. Claudia vai falar no seminário sobre privacidade e proteção de dados pessoais.
  • André Lucas Fernandes: Mestre em Direito no PPGD/UFPE. Fundador do IP.rec. Conselheiro no YouthSIG/Internet Society. Estuda e pesquisa os processos decisórios com manejo da técnica multissetorial, no ambiente da Governança da Internet e no âmbito institucional e as estruturas históricas acerca da automação do trabalho e do trabalho jurídico, com base na teoria geral do direito. No evento, André vai falar sobre o multissetorialismo na governança da internet.

——————–

Local: INCITI, Rua do Bom Jesus, nº 191, Bairro do Recife

Ingresso: 40 reais / 20 reais (meia estudante) disponível aqui!

Em breve divulgaremos a programação completa.

André Fernandes

Diretor e fundador do IP.rec, é graduado e mestre em Direito pela UFPE, linha teoria da decisão jurídica. Doutorando pela UNICAP, na linha de tecnologia e direito. Professor Universitário. Membro de grupos de especialistas: na Internet Society, o Grupo de Trabalho sobre Responsabilidade de Intermediários; no Governo Federal, Grupo de Especialista da Estratégia Brasileira de IA (EBIA, Eixo 2, Governança). Fundador e Ex-Conselheiro no Youth Observatory, Internet Society. Ex-Presidente e Fundador da Comissão de Direito da Tecnologia e da Informação (CDTI) da OAB/PE. Alumni da Escola de Governança da Internet do CGI.br (2016). No IP.rec, atua principalmente nas áreas de Responsabilidade Civil de Intermediários, Automação do Trabalho e Inteligência Artificial e Multissetorialismo.

Compartilhe

Posts relacionados