A quarta e última nota institucional do IP.rec procura propor uma agenda positiva e colaborativa diante do atual contexto. Chamando atenção para iniciativas cidadãs e para boas práticas tecnológicas, esperamos que o momento sirva para o refortalecimento e reconstrução de redes de trabalho focados na sociedade civil.

 

Inovação Aberta

Em meio a todos os acontecimentos gerados em função da COVID-19, a comunidade científica e acadêmica vem juntando esforços para desenvolver alternativas que auxiliem as pessoas afetadas pela pandemia nas mais diversas áreas. Diante desse cenário, a inovação aberta pode representar uma alternativa eficiente para colaborar com a produção de conhecimento de forma mais acelerada e eficaz, gerando ganhos para toda sociedade. 

A inovação aberta é um termo criado pelo pesquisador Henry Chesbrough, no ano de 2003, e em termos práticos significa a ampliação das fronteiras organizacionais, visando à utilização de ideias internas e externas no processo de inovação. Tal método vai de encontro ao modelo de pesquisa e desenvolvimento utilizado tradicionalmente pelas instituições, pois permite a interação entre empresas, universidades e demais interessados a fim de identificar e avaliar soluções. Além disso, o modelo proporciona a redução de custos com recursos humanos e tecnológicos. 

No Brasil, é possível observar a movimentação de algumas entidades para desenvolver programas relacionados à COVID-19 com inovação aberta. Em Pernambuco, especificamente, o Ministério Público em conjunto com o Porto Digital e a Secretaria de Saúde do Estado lançou uma iniciativa de inovação aberta para o enfrentamento do Coronavírus. Foram submetidas 543 ideias, dentre as quais 8 foram selecionadas para aplicação. Os desafios lançados foram nas áreas de monitoramento do grupo de risco; gestão do fluxo de informações; monitoramento do isolamento social; suporte aos agentes de saúde; e teste e diagnóstico.

O IP.rec entende que esse tipo de iniciativa é bastante relevante para a diminuição das consequências ocasionadas pela pandemia. Por esse motivo, incentiva a realização de ações que visem à construção de produtos capazes de reduzir os danos relacionados ao Coronavírus, através de inovação aberta. Ademais, parabeniza todxs envolvidxs nos projetos em andamento.  

Redes de Colaboração

Apesar da grande quantidade de notícias desanimadoras em relação à COVID-19, no sentido contrário é possível observar a movimentação de pessoas e entidades que se preocupam com o bem estar coletivo e estão se mobilizando para ajudar aqueles que precisam.

Nesse cenário, aqui em Recife, o IP.rec, junto com o Labgriô, Porto Digital, Fab Lab Recife, entre outros, estão desenvolvendo a campanha #CadaImpressãoConta. O intuito é produzir, através de impressão 3D, equipamentos de proteção individual para serem distribuídos, de forma gratuita, para os profissionais de saúde. A iniciativa busca doar máscaras, protetores faciais, abridores de portas, suporte para ventiladores hospitalares, entre outros produtos necessários ao combate do vírus. 

Outro projeto que vem se destacando é o site The Good News Coronavírus, cujo propósito é compilar as notícias positivas nesse contexto, como resultados de avanços em pesquisas, boas iniciativas e ensinamentos. O site desenvolvido por recifenses ganha maior visibilidade com o passar do tempo e serve para mostrar que “existe esperança em meio ao caos”. 

Nesse sentido, o IP.rec parabeniza todas as pessoas físicas e jurídicas que se dispuseram a pensar na coletividade durante esse período de dificuldade. Além disso, incentiva que novas ações sejam desenvolvidas com a finalidade de ajudar os que precisam nas mais diversas áreas.  

Cuidados Gerais 

É relevante salientar que nesse momento de crise mundial é de suma importância que as autoridades competentes sirvam como fonte primária de informação. Diante do excesso de notícias que circulam em todas as redes acerca do Coronavírus, muitos materiais se tratam de fake news e a propagação deles pode representar uma ameaça à saúde dos brasileiros. Nesse contexto, os meios de comunicação oficiais da Organização Mundial de Saúde e do Poder Executivo Estadual e Municipal e veículos de comunicação amplamente conhecidos, podem ser consideradas fontes seguras, posto que, via de regra, divulgam orientações e notícias fundamentadas. A nota institucional nº 2 do IP.rec falou sobre desinformação e esclarece vários pontos sobre o assunto e dá dicas sobre o que fazer para evitar as notícias falsas.  

Nesse cenário, o IP.rec parabeniza os gestores que propagam informações e instruções com base em estudos, atuando de maneira consciente diante de uma pandemia. Esse tipo de ação será responsável pela preservação de milhares de vidas. Além disso, repudia as atitudes dos que vão de encontro às recomendações mundiais e causam desespero coletivo num momento tão delicado.  

O Instituto também ressalta a necessidade de que todxs permaneçam em casa, quando possível, visto que a aglomeração de pessoas aumenta a disseminação do vírus. Os aspectos econômicos são importantes e devem ser levados em consideração, contudo o momento requer um esforço anormal em prol das vidas. Assim, se puder, #FicaEmCasa!

Por fim, destacamos que a higienização da forma correta é crucial para evitar o contágio da COVID-19. Por isso, lave as mãos! O esforço coletivo pode salvar milhares de vidas, e se cada um fizer sua parte as chances do país passar pela pandemia com as consequências mínimas aumentam.

O IP.rec se dispõe a observar a COVID-19 sob a perspectiva das redes de ações positivas e de garantia aos direitos humanos. Entendemos que a sociedade civil assume um papel fundamental no diálogo com os demais setores e na construção de soluções que respeitem a dignidade da pessoa humana e a política participativa. 

Estamos atentos, atentas e atuantes quanto às repercussões da crise no desenvolvimento tecnológico e suas repercussões sociais. Contem conosco!

 

Institucional

Compartilhe

Posts relacionados