A iniciativa

Acreditamos que todos estão sabendo do problema de saúde pública que se tornou a pandemia do Corona vírus, né?
O desafio de mobilizar equipamentos durante a presente pandemia tem saturado os sistemas de saúde público e privado por onde a COVID-19 passa. Pensando nisso, diversas pessoas makers, de forma solidária, têm se mobilizado digitalmente junto com especialistas, engenheiros e profissionais da saúde para desenvolver soluções colaborativas de forma open source, na tentativa de ajudar a mitigar a falta de equipamentos de proteção individual.

O Labgriô, o IP.rec e o Porto Digital estão dando essa força aqui em Recife, ajudando a arrecadar doações e materiais para produzir e distribuir EPIs de forma gratuita para quem mais precisa, os profissionais de saúde. Atualmente, tanto a rede pública quanto a privada já se encontram em grave necessidade e isso tende a piorar diariamente.

Colaboradores

Diversos colaboradores, como a Casa Criatura, parceiros da rede E-nable e Anbiotec, estão dando uma força para disponibilizar seus equipamentos e cada um produzir, por meio de impressão 3d, protetores para profissionais de saúde no estado de PE e do Brasil.

O IP.rec, Labgriô e Porto Digital estão mapeando colaboradores e ajudando a distribuir os insumos. Ajude esse movimento, entrando em contato com a gente pelas redes sociais. Precisamos de pessoas makers, com impressoras 3d, fabricantes de insumos e voluntários para ajudar a desenvolver os materiais.

Cadastre aqui sua organização nessa rede de colaboração e inovação aberta! 

Da nossa parte, precisamos de doações para arcar com o material necessário: quanto mais conseguirmos arrecadar, mais equipamentos poderemos doar à rede pública de saúde. Para isso, colocamos o objetivo de arrecadar R$ 50,000 (cinquenta mil reais). Todo o valor vai ser destinado para esse fim, nosso objetivo é ajudar equipes médicas no combate à COVID-19.

As doações podem ser feitas através do Apoie.se, nesse link

Entre os produtos que poderemos doar através dessa iniciativa estão: filamentos e outros insumos, máscaras, proteção facial, abridor de portas, suporte para ventiladores hospitalares.

Os designs impressos serão selecionados a partir da demanda internacional e validados por especialistas, iniciando com uma demanda já validada, o protetor facial da PRUSA.

PRUSA RC2

Este protótipo de Escudo Facial foi desenvolvido pela Prusa Printers em apenas três dias, passando pelo desenvolvimento de dezenas de protótipos e duas verificações com o Ministério da Saúde da República Tcheca.

Os principais insumos necessários são :

  • Filamento para impressão
  • Acetato (folha de pet transparente)
  • Elástico
  • Embalagem para acomodação e disponibilização
  • Caixas para envio

 

Todas as instituições envolvidas se comprometem a prestar contas da arrecadação e da produção, bem como das doações efetivadas, ao final do processo. 

 

E aí, vamos ajudar? https://apoia.se/cadaimpressaoconta

 

Para mais informações:

  • IP.rec  – Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife: Caio Scheidegger : cscheidegger@gmail.com
  • Labgriô – Laboratório de experiências em desenvolvimento territorial: Claudio Nascimento: claudio@labgrio.com | Poly Cintra: poly@labgrio.com
  • Núcleo de Gestão do Porto Digital: Leo Lima: leo.lima@portodigital.org | Victor Dueire: jvbdueire@gmail.com
  • e-NABLE: Everton Lins: elins@e-nablebrasil.or

Institucional

Compartilhe

Posts relacionados